Saiba qual a importância de comer com as mãos

Especialistas defendem a Baby Led Weaning e a autonomia alimentar para crianças

Publicado em 15/12/2016

Para os defensores da técnica conhecida como BLW (Baby Led Weaning), que significa conduzir o bebê ao desmame, comer papinha é coisa do passado. Segundo eles, os pais devem rever o tipo e forma de alimentação dos pequenos que atingem 6 meses e começam a receber alimentos sólidos.

A ideia de deixar a criança pegar a comida com as mãos e degustar na velocidade e da forma que quiser não é nada ortodoxa. “Essa autonomia favorece a construção de uma relação positiva com o alimento. A criança adquire a referência do alimento em seu estado natural”, afirma a nutricionista Carla Magalhães, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia ao site da revista Saúde.

Para os papais e mamães que desejam adotar o método, o recomendado é que busque um acompanhamento de um pediatra e nutricionista. Assim é certo que o seu bebê receberá todos os nutrientes necessários ao seu desenvolvimento.

Para adotar o método BLW:

Local adequado -  O cadeirão cumpre bem a função.

Estado de espírito - É um momento que a criança fará muita sujeira e vai levar bastante tempo para se alimentar, por isso é preciso ter paciência.

Habilidade do bebê - Nunca utilize o método antes dos 6 meses. A criança precisa estar na fase que consegue permanecer ereto e manipular os objetos.

Companhia ideal - O estímulo  é muito importante, por isso o ideal é fazer a refeição em família.

Melhor alimento - Frutas, legumes e verduras.

Formato perfeito - Corte tudo em palito e tenha cuidado com formatos arredondados, pois propiciam engasgos.

Foto: Divulgação