Saiba quais são as diferenças entre o vegetariano e o vegano

Os dois podem parecer iguais, mas existem muitas diferenças entre eles

Publicado em 22/04/2016

Cada vez mais escutamos falar de saúde, isso porque vivemos em uma época realmente preocupada com os hábitos alimentares. Em alguns casos, gostos e preferências pela comida podem até mesmo virar ideologia. 

Vegetarianismo e veganismo são dois dos temas mais abordados e polêmicos do momento. Porém, apesar de parecerem muito iguais, possuem muitos pontos diferentes, que vamos tentar mostrar aqui.

O vegetarianismo pode ser adotado por várias razões - éticas, médicas ou religiosas. Já o veganismo tem como foco a luta pela libertação e é totalmente contra a exploração dos animais. 

Podemos então dizer que o vegano é muito mais "radical" que o vegetariano. A começar pela alimentação - quem é vegano não consome nenhum tipo de produto oriundo do reino animal - carne, mel, ovo, lã, leite e assim por diante. Produtos que são testados em animais, como shampoos, cremes e remédios, são outras coisas que o vegano dispensa. 

Normalmente quem é adepto ao estilo de vida vegano já tem um bom conhecimento de quais empresas realizam testes em animais, e nunca compra nenhum produto dessas empresas. Tudo isso pois o vegano acredita que os animais não devem ser explorados e muito menos mortos para satisfazer uma necessidade do ser humano. 

Já o vegetariano não se alimenta de carne, mas continua consumindo produtos de origem animal, como ovos e leite. Os vegetarianos costumam ser bastante criticados pelos veganos, pois estes acreditam que os vegetarianos não cumprem 100% de suas crenças - são contra matar animais, não comem carne, mas se alimentam de ovos e leite, por exemplo. 

Normalmente uma pessoa que é vegana começou sendo vegetariana, isso porque é muito difícil tirar todos os hábitos de uma só vez. Essa transição acaba acontecendo na maioria dos casos. 

Há também um grupo seleto de pessoas vegetarianas que acabam escolhendo essa opção por questões de saúde, já que muitas doenças são evitadas se não ingerirmos carne. 

Onde encontrar produtos vegetarianos e veganos?

A maioria dos alimentos você pode encontrar nos supermercados, alguns produtos mais específicos você terá que procurar em lojas mais segmentadas de produtos naturais. Porém, hoje com a internet é muito mais fácil encontrar alimentos e receitas que atendam a esses tipos de público.