Saiba porquê os frutos do mar ajudam o organismo

Confira se você está consumindo corretamente esses alimentos ricos em nutrientes como Ômega 3 e vitaminas

Postado em Curiosidades, Notícias em

Os frutos do mar são extremamente benéficos ao ser humano. Peixes, camarões, siris, lulas, polvos, ostras, mariscos e mexilhões, por exemplo, ajudam a fortalecer o sistema imunológico, contribuem para a redução dos níveis de colesterol, previnem contra a demência, evitam o diabetes, diminuem as chances de depressão, ajudam na formação dos músculos e protegem contra doenças cardiovasculares. Porém, para obter esses benefícios e ainda se manter na dieta, é preciso escolher corretamente o que o mar oferece. Confira nossas dicas:

Preparo

Os peixes precisam ser preparados com atenção, pois essa etapa influencia na quantidade de calorias e de nutrientes do prato. Prefira consumi-los grelhados ou assados, com molhos leves, arroz, purês e vegetais. Evite a versão frita do peixe, pois é gordurosa e não auxilia tanto como protetor do cérebro e do coração, como o original.

Cru

Se você é adepto de alimentos crus, uma boa notícia: peixes conservados nesse estado, possuem diversos nutrientes, como vitaminas lipossolúveis (A, D e E) presentes no atum. Isso acontece porque quando aquecidos, além de perderem alguns nutrientes, também perdem as propriedades do ômega 3. 

Ômega 3

Esse é o principal nutriente presente nos frutos do mar. Encontrado principalmente nos habitantes de água fria, como salmão, atum, sardinha, arenque, anchova, tainha, bacalhau e truta, ele realiza uma “faxina” geral nas artérias. Além disso, auxilia o coração a bater forte, já que aumenta o colesterol bom (HDL) e reduz o ruim (LDL).

Outro benefício do ômega 3 é a diminuição no índice de triglicérides e na pressão sanguínea. Para se beneficiar disso, é necessário consumir peixes em boas porções diárias. Porém, é preciso observar a ingestão de altas quantidades, uma vez que o colesterol presente em alta quantidade está relacionada ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

Calorias

Para escolher o melhor produto para suas necessidades, atente-se às informações nutricionais de cada fruto do mar. Em 100g dos alimentos crus, por exemplo, os mais calóricos são a lagosta (112 kcal), o siri (107 kcal) e o camarão (106 kcal). Enquanto os menos são ostra (59 kcal), marisco (74 kcal) e polvo (82 kcal). Apesar disso, todos os frutos do mar são ricos em proteínas, que aumenta o número de aminoácidos no corpo humano.

Foto: Divulgação

TudoFogão.com

Grupo de Ofertas

TudoFogão.com é um site agregador de ofertas gratuito, ou seja, não vende produtos próprios. Sendo um agregador de ofertas não podemos garantir o preço, a disponibilidade dos produtos e a duração das ofertas, caso haja diferença de preço ou descrição do produto entre o nosso site e o site da loja, a condição válida e praticada será a do site do lojista. Sempre confira o preço e as condições diretamente no site da loja. Veja também as regras de entrega gratuita, parcelamento e política de vendas no site do lojista. As ofertas, condições de venda e preços dos varejistas podem ser alteradas ou interrompidas a qualquer momento, sem aviso prévio e por isso não nos responsabilizamos. Confira sempre o preço na página do produto da loja direcionada antes de efetuar a compra. A entrega do pedido é condicionada a disponibilidade do estoque do lojista e não está sob responsabilidade de tudofogao.com