Saiba como o queijo pode contribuir com nossa saúde

Alimento, se consumido com moderação, melhora a qualidade de vida

Postado em Bem estar, Curiosidades, Notícias em

Os laticínios muitas vezes fazem o papel de vilões em algumas dietas, mas certos queijos, se consumidos com moderação, podem fazer muito bem à saúde como componentes de uma dieta balanceada.

O site do canal norte-americano de notícias FOX, com a colaboração da nutricionista Karen Ansel, listou 9 benefícios desse alimento, para você aproveitar seu sabor ao máximo.

1. Mais magros

O queijo ajuda as pessoas a ficarem magras, devido a uma substância chamada butirato. Tipos como gruyère, gorgonzola, gouda, parmesão e cheddar apresentam altos níveis do mesmo, que ainda ajuda a acelerar o metabolismo. Tais queijos também estimulam as bactérias do nosso estômago a produzirem ainda mais butirato.

2. Contra o câncer

Estudos indicam que o butirato ajuda a prevenir o câncer de cólon, ao beneficiar as células deste e reduzindo inflamações que podem prejudicá-lo ao longo dos anos.

3. Ajuda no ganho muscular

Queijos com muita proteína são uma boa opção de lanche para adquirir músculos. Proteínas são feitas de aminoácidos, que são componentes formadores do tecido muscular. Nesse caso, uma ótima sugestão é a ricota.

4. Bom para os ossos

Por ser feito a partir do leite, o queijo é rico em cálcio. Um pedaço de cerca de 30 gramas de parmesão contém 336 miligramas de cálcio. A mesma quantidade de cheddar, por sua vez, contém 216 miligramas. Um homem adulto, em média, precisa de 1000 gramas diárias de cálcio.

5. Bom para os dentes

Graças ao cálcio e fósforo, o queijo pode deixar os seus dentes mais saudáveis. Esses dois minerais combatem o ácido lático que está naturalmente presente em nossas bocas e impedem que aquele retire o esmalte dos dentes. Este é importante para impedir danos aos dentes durante a mastigação, assim como para prevenir desgastes e cáries.

6. Prevenção do diabetes

Queijos ricos em butirato ajudam a combater o diabetes tipo 2. Estudos em ratos revelaram que indivíduos que ingeriram alimentos enriquecidos com butirato tiveram níveis de insulina 50% mais baixos do que aqueles que com uma dieta normal. Especialistas suspeitam que a substância pode ajudar o corpo humano a utilizar a insulina com mais eficiência no controle dos níveis de açúcar.

7. Bom complemento para as refeições

Existem muitos queijos que apresentam pouca gordura e calorias, ótimas opções para suas refeições. Feta, mussarela e queijo suíço são bons exemplos disso. 

8. Mesmo os intolerantes à lactose podem ingerir certos tipos de queijo

Quando queijos naturais, como parmesão, cheddar, gouda, suíço, mussarela e brie, são fabricados, grande parte da lactose é removida ao longo do processo. Cerca de 30 gramas desses queijos contêm menos de 1 grama de lactose.

9. Comfort food

Todos precisam de um pouco de comfort food, e o queijo tem grandes benefícios nutritivos - muito mais do que biscoitos ou salgadinhos, por exemplo. Mas limite-se a porções moderadas.

Foto: Divulgação

TudoFogão.com

Grupo de Ofertas

TudoFogão.com é um site agregador de ofertas gratuito, ou seja, não vende produtos próprios. Sendo um agregador de ofertas não podemos garantir o preço, a disponibilidade dos produtos e a duração das ofertas, caso haja diferença de preço ou descrição do produto entre o nosso site e o site da loja, a condição válida e praticada será a do site do lojista. Sempre confira o preço e as condições diretamente no site da loja. Veja também as regras de entrega gratuita, parcelamento e política de vendas no site do lojista. As ofertas, condições de venda e preços dos varejistas podem ser alteradas ou interrompidas a qualquer momento, sem aviso prévio e por isso não nos responsabilizamos. Confira sempre o preço na página do produto da loja direcionada antes de efetuar a compra. A entrega do pedido é condicionada a disponibilidade do estoque do lojista e não está sob responsabilidade de tudofogao.com