Quinoa: conheça 5 benefícios do super grão

Cereal é considerado o melhor alimento de origem vegetal do mundo

Publicado em 27/09/2017
Prato de salada com quinoa, cheio de nutrientes

A quinoa vem invadindo a mesa dos brasileiros e conquistando espaço em diversos tipos de pratos, dos doces aos salgados. E o sucesso não é à toa, já que o cereal foi considerado o alimento mais completo em nutrientes do mundo pela Food and Agriculture Organization (FAO). É um ótimo aliado para quem deseja equilibrar e incrementar as refeições diárias, pois tem a quantidade ideal de calorias, proteínas, gorduras e carboidratos.

A seguir, confira 5 vantagens listadas pelo site da revista Boa Forma para incorporar a quinoa em sua dieta:

1. Carboidrato de baixo índice glicêmico

Se você segue uma dieta low-carb, os grãos devem estar no topo do seu cardápio, já que o cereal contém baixo índice glicêmico e, por isso, leva mais tempo para ser transformado em açúcar no sangue. Esse processo evita uma superprodução de insulina, hormônio responsável pelo estoque de gorduras.

2. Proteína de alto valor biológico

Imagina que cada grãozinho de quinoa contém 20 tipos de aminoácidos, que são os componentes da proteína. Na lista estão a metionina e a lisina, raridades entre alimentos que não são de origem animal. Outro benefício é que o cereal é livre da gordura saturada, que, em excesso, prejudica o coração.

3. Acelera o metabolismo

A quinoa também é uma ótima aliada para quem está praticando exercícios físicos. Como é um alimento facilmente digerido pelo corpo, o cereal ajuda a recuperar e manter os músculos após um exercício. Isso faz com que o metabolismo seja acelerado e ocorra a queima calórica.

4. Superalimento para vegetarianos

Para quem não come nenhuma carne vermelha, a quinoa também pode auxiliar no combate à anemia, fornecendo mais energia ao organismo. Em cada 100 gramas, são 10,9 miligramas do mineral. Dá para turbinar saladas, sopas, panquecas, bolos e muito mais. 

5. Cheia de nutrientes

A quinoa é considerada pela FAO o melhor e mais completo alimento de origem vegetal por conter ômega-3, mix de fibras e vitaminas (C, E e especialmente as do complexo B). E o melhor: o cereal é uma bela uma fonte de proteína de baixa caloria (75 calorias por colher de sopa). Além disso é glúten free.

Foto: Reprodução/Pixabay