Os diferentes tipos de sal

Leve novos sabores aos seus pratos com variedades que você nunca experimentou

Postado em Curiosidades, Guias em

Cada vez mais, vamos conhecendo tipos diferentes de sal. Mercados comuns e lojas especializadas já oferecem uma grande variedade, que vai muito além do simples refinado que conhecemos. No entanto, nem sempre sabemos qual devemos consumir e para que serve cada um. Por isso, vamos solucionar algumas dúvidas. 

Sal refinado

É uma mistura de 60% de cloreto e 40% de sódio. Por ser refinado, passa por mais processos químicos, o que faz com que perca um pouco de suas propriedades. O ideal é consumir o mínimo possível, pois, em excesso, pode ser prejudicial à saúde.

Sal marinho

Bem parecido com o sal refinado, O que muda é o formato dos grãos, que são maiores. Ele passa por um processo diferenciado, que resulta em grãos maiores e irregulares. Por conta disso, acaba sendo utilizado em menores quantidades nas refeições, o que acarreta em um menor consumo diário de sódio.

Sal light

Quer controlar a hipertensão? Então, talvez esse seja o melhor caminho. O sal light tem um menor tempo de retenção no corpo e seu sabor também é mais leve. Mesmo sendo light, não são permitidos exageros nas pitadas.

Sal grosso

Normalmente, é usado para temperar carnes e evitar o ressecamento de alimentos. Não passa pelo processo de refinamento. 

Flor de sal

Retirada das camadas superiores das salinas, antes de virar sal marinho. Possui uma cor mais cinza, devido à presença de areia. É usada em pratos mais sofisticados e é um pouco mais cara que os outros.

Sal negro

Vem da Índia e é composto por enxofre. Sua cor cinza rosada se deve à origem vulcânica. Ideal para usar na finalização de pratos.

Sal rosa do Himalaia

Como o nome já diz, é encontrado no Himalaia, sendo considerado um dos mais antigos e puros de todos os sais. Sua cor é rosada e seu sabor é suave, podendo ser usado em qualquer tipo de receita.

TudoFogão.com

Grupo de Ofertas

TudoFogão.com é um site agregador de ofertas gratuito, ou seja, não vende produtos próprios. Sendo um agregador de ofertas não podemos garantir o preço, a disponibilidade dos produtos e a duração das ofertas, caso haja diferença de preço ou descrição do produto entre o nosso site e o site da loja, a condição válida e praticada será a do site do lojista. Sempre confira o preço e as condições diretamente no site da loja. Veja também as regras de entrega gratuita, parcelamento e política de vendas no site do lojista. As ofertas, condições de venda e preços dos varejistas podem ser alteradas ou interrompidas a qualquer momento, sem aviso prévio e por isso não nos responsabilizamos. Confira sempre o preço na página do produto da loja direcionada antes de efetuar a compra. A entrega do pedido é condicionada a disponibilidade do estoque do lojista e não está sob responsabilidade de tudofogao.com