Nutricionista dá dicas para manter a dieta antes e depois das ceias

Importante é não exagerar, mas se aconteceu, aprenda como desintoxicar o organismo

Publicado em 29/12/2016

Manter a dieta nos períodos de festa de final de ano é bastante difícil para a maioria das pessoas. Por isso, o comum é abrir mão da comida saudável, em nome do prazer. Porém, o retorno a rotina, ao ritmo e a disciplina alimentar exigirá esforço redobrado. Para que isso não aconteça, a nutricionista Maria Cristina Câmara, do Hapvida Saúde, dá dicas para você aproveite as ceias, sem perder o equilíbrio.

Recomendo dar preferência às saladas e não exagerar nas carnes, mesmo as brancas, devido à quantidade de temperos industrializados que podem conter. Apesar de as refeições típicas de Natal e Réveillon sejam repletas de comidas inimigas da saúde e da dieta, existem alimentos como castanhas, nozes, amêndoas, queijos brancos, azeitonas e frutas secas que são ótimas pedidas”, comenta a especialista para o site Notícias ao Minuto.

Para a nutricionista, o importante é não exagerar. “A quantidade certa é o equilíbrio. Comer com moderação permite que você passe por todas as festas sem grandes prejuízos ao corpo”, indica Maria Cristina, que também sugere não repetir o prato, por mais saborosa que a comida esteja.

Hora do detox

Se você não resistiu a comilança e acabou exagerando, comendo mais do que devia, a especialista explica que existem alguns alimentos e bebidas que podem ajudar no processo de desintoxicação pós-ceia.  “O fígado é o órgão responsável por eliminar as toxinas do corpo e alguns alimentos podem ajudar no processo de desintoxicação. Dentre eles, recomendo o consumo de chá verde, maçã, gengibre, brócolis, couve, limão, aspargo, alho e dente-de-leão”, diz.

Já para aqueles que passaram dos limites e chegou a níveis de ressaca,  a nutricionista aconselha ingerir alguns alimentos que ajudam a aliviar o mal-estar. “Para ‘curar` uma ressaca o melhor é tentar repor o que o organismo perdeu. Primeiro, ingerir bastante água, já que a maioria das bebidas alcoólicas é, também, diurética. Outra dica é comer alimentos ricos em potássio, como a banana, pois este nutriente é fundamental e a falta dele leva a problemas musculares e no sistema nervoso. A frutose, açúcar encontrado nas frutas, é muito boa também, pois acelera o processamento do álcool pelo corpo e ajuda a repor energia”, destaca a especialista.

Foto: Divulgação