Laranja é a fruta que mais carrega agrotóxicos, revela Anvisa

Estudo realizado nos 27 estados e no DF mostram que 12,1% das amostras carregam as substâncias em níveis mais altos

Publicado em 29/11/2016

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária divulgou um estudo sobre a concentração de agrotóxicos em amostras de mais de cem tipos de vegetais e os resultados apontam que a laranja é a fruta que oferece mais riscos. Depois de analisar 744 unidades da fruta, viu-se que em 12,1% delas haviam quantidades acima do que é indicado como seguro para consumo. Ao todo foram 12 mil testes, todos em colheitas realizadas nos 27 estados e no Distrito Federal.

O segundo na classificação da Anvisa foi o abacaxi, que teve 5% de exemplares com doses acima limite. Não foi levado em conta durante o estudo algumas ações como lavar ou descascar os vegetais, já que foram analisados como um todo enquanto examinados. 

Foi alertado que os efeitos de ingerir alimentos com essas substâncias podem aparecer em até 24 horas, então é importante comprar em locais de confiança e lavar sempre as frutas, legumes, hortaliças e grãos antes de comer. Outra dica importante é sempre preferir comprar o que está em época, já que nesse caso não há agrotóxicos em uma escala tão grande durante o cultivo.

Foto: Divulgação