GoSun Stove: o fogão portátil que aquece através de luz solar

Tecnologia voltada para público de baixa renda não depende de energia ou de fogo para preparar o alimento

Publicado em 30/09/2015

Em tempo de crise econômica e aumento na conta de energia, qualquer alternativa que tem como princípio a redução de custos é bem vinda, principalmente para as pessoas que se adaptaram às tecnologias atuais, em que quase tudo depende de energia elétrica para funcionar.

O GoSun Stove é um fogão portátil com uma base de alumínio e um tubo de vidro, onde é armazenado o alimento. Uma vez em contato com os raios solares, sua base de alumínio absorve o calor aquecendo a até 371°C, permitindo o preparo de alimentos fritos ou assados em até 20 minutos.

De acordo com os criadores do fogão, a ideia é que ele possa servir para pessoas que costumam acampar, ou até mesmo para pessoas de baixa renda e dependem de lenha e outros materiais para o preparo de seus alimentos, que contribuem para poluição do ambiente além de trazerem problemas na saúde. O GoSun funciona em qualquer época do ano, mantendo o alimento aquecido durante horas sem queimar brasas nem soltar fumaça.

Você pode adquirir o fogão portátil direto do site do eBay no valor de US$ 269,00 (equivalente a R$ 1.083,53). O valor aqui no Brasil está bem elevado se pensarmos no público de baixa renda, mas quem sabe o fogão se populariza e o preço cai?