Diversos alimentos que você joga fora podem ser reaproveitados

Conheça o movimento criado na Austrália, que apresenta o potencial dos diversos itens que são dispensados antes do vencimento

Publicado em 14/10/2016

Muitas pessoas costumam jogar fora os alimentos que julgam não serem mais úteis. Diversas toneladas de comida são jogadas no lixo, e muitas delas estão em um estado que ainda poderiam ser consumidas. Foi pensando nesse problema, que foi criado na Austrália o Movimento Jovem pela Comida da Austrália (YFM).

O movimento mostra, que em cada leva de comida que se estraga, há uma grande quantidade em potencial sendo jogada fora. O grupo realiza diversos workshops com dicas e caminhos para evitar o desperdício. Durante os encontros, é solicitado que cada um do grupo leve algum item de suas geladeiras que esteja próximo da data de vencimento. Assim, todos trabalham juntos para conter essa prática.

A maior parte do público é jovem, propositalmente, já que eles são o futuro da alimentação no mundo. O grupo acredita que juntos, podemos diminuir muito a quantidade de desperdiço. 

A seguir, confira algumas dicas para reaproveitar sobras de alimentos: 

- O arroz que sobrou de uma refeição pode virar bolinhos, arroz de forno, risotos; 

- O feijão que sobrou também pode virar tutu, feijão tropeiro, bolinhos, virado; 

- Com a carne assada e a carne moída que sobraram é possível fazer croquetes, recheios de tortas, omeletes e pastéis, molhos; 

- Pode-se aproveitar o leite que talhou fazendo um delicioso doce de leite.

 - Outra forma de evitar o desperdício é utilizar as cascas, talos e folhas dos vegetais em receitas.

Foto: Divulgação