Descubra os tipos diferentes de cooktops

Entenda como funciona cada tipo deste fogão moderno que está conquistando muitos usuários

Publicado em 04/08/2015

Atualmente quando pensamos em criar ou renovar a cozinha, logo nos vem a ideia de planejar o ambiente com a intensão de ganhar mais espaço. Portanto, nada melhor do que unir os eletrodomésticos ao móveis, certo? Um dos queridinhos neste momento é o cooktop.

Seu design sofisticado e moderno atrai até mesmo quem não gosta nem um pouco de ficar em uma cozinha. Se você esta pensando em trocar seu fogão convencional de piso por um compacto cooktop, iremos apresentar os modelos mais utilizados e o que possam atender melhor as suas necessidades e o seu bolso.

Cooktop a gás

Um dos primeiros modelos do segmento, o cooktop a gás segue praticamente o mesmo padrão de um fogão convencional, com grades individuais e lança chamas iguais, mas se destaca por ocupar menos espaço e ser de fácil instalação. Nele podem ser usadas qualquer tipo de panela, seja ela inox, alumínio, ferro ou barro, e ser adaptado para o uso de gás encanado.

Cooktop elétrico

Com um aquecimento mais rápido do que o modelo comum a gás, o cooktop elétrico possui um design moderno. Porém é necessário ficar atento a algumas restrições. Só é permitido no fogão panelas de vidro ou de cerâmica - em alguns modelos é possível usar panelas em inox. A desvantagem de um cooktop elétrico é que ele não possui um controle exato de temperatura e seu consumo de energia é bastante elevado, o que pode causar um certo desconforto.

Cooktop de indução 

Top de linha do mercado, o cooktop com acendimento de indução foi feito para qualquer tipo de usuário. O aquecimento que sai da sua boca não sofre nenhum tipo choque com a temperatura ambiente e quando a panela é removida de cima do queimador ele esfria rapidamente, trazendo assim mais segurança as famílias que tem crianças pequenas em casa. Mas fique atento, pois este modelo requer panelas próprias a serem usadas. Uma dica para você ter certeza de que a panela que você possui é ideal para cooktop é aproximar um imã no fundo da panela: se ele for atraído, então ela é o que você precisa.